FANDOM

Ajuda
André
André
Informações de Fundo
Programas de Televisão
Associação de Amigos do Autista com a Turma da Mônica
Primeira Aparição
Turma da Mônica - Um Amiguinho Diferente
4 anos, olhos pequenos, rosto arredondado, camisa amarela, shorts laranja, quieto e tímido.
Ocupação
Estudante
Afiliações
Turma da Mônica
Família
Lucila (irmã),
Família do André
Amigos
Mônica, Cebolinha, Cascão, Magali, entre outros (...)
Frases
"Quase normal...!"
"Golducha... dentuça!"
"Quase normal...!"
—André falando sobre ele.[origem]

André é um garotinho especial que sofre de Autismo, um transtorno que gera dificuldade em se comunicar e interagir socialmente.[1]

Ele apareceu pela primeira vez no gibi promocional, Turma da Mônica - Um Amiguinho Diferente, e posteriormente no Saiba Mais de Inclusão Social.

Características e traçosEditar

André

André tem aproximadamente quatro anos, assim como o Dudu, mas existe a possibilidade dele ser mais jovem. Na sua historinha de estreia, André usa camisa laranja (ocasionalmente vermelha), com shorts verde e sapato da mesma cor, com detalhes brancos. Na adaptação, ele usa uma camisa amarela, shorts laranja e sapato azul com detalhes brancos.

André é uma criança especial, de olhos pequenos e rosto arredondado, em termos de personalidade, ele é muito quieto e tímido. Como descrito na edição promocional, Um Amiguinho Diferente, André, por ser deficiente, tem algumas peculiaridades que o torna especial dos demais, que é enfasado como esses aspectos não o impede de viver uma vida tranquila e boa.

Ele não costuma olhar nos olhos das pessoas, também não fala "oi" ou "tchau" para aqueles na qual encontra.[2] Também não aponta para coisas interessantes, costuma falar pouco, e quando fala, fala o essencial ou palavras ouvidas a segundos ou dias. Não imita outras crianças e não brinca de faz-de-conta, mas costuma se entreter com coisas mais diversificadas, como gangorra ou carrinhos.[3]

Ele faz coisas melhores do que as crianças de sua idade, como tocar piano. Tem interesses específicos e interessantes, como montar incríveis quebra-cabeças. André quase não fala, que foi o motivo porque Cebolinha o achou estranho inicialmente. André demostra as pessoas que, mesmo sendo deficiente, terá uma vida mais normal possível.

HistóriaEditar

Um Amiguinho DiferenteEditar

Outras apariçõesEditar

ApariçõesEditar

  1. Turma da Mônica - Um Amiguinho Diferente (primeira aparição)
  2. Saiba Mais com a Turma da Mônica Nº 48 - Inclusão Social (cameo)

Notas de rodapé Ajuda

  1. Saiba Mais com a Turma da Mônica Nº 48 - Inclusão social, Pág. 23 (quadrinho 4)
  2. Turma da Mônica - Um Amiguinho Diferente, Pág. 5 (quadrinho 5 e 6)
  3. Turma da Mônica - Um Amiguinho Diferente, Pág. 6 (quadrinho 1, 2, 3 e 4)